Por Victor Davis Hanson
Por The Daily Signal
Dê de presentePrefira a Gazeta no GoogleTerroristas das brigadas Ezz al-Din Al-Qassam, o braço armado do Hamas. (Foto: Mohammed Saber/EFE/EPA)Ouça este conteúdo
Esta semana marca o terceiro aniversário do massacre de 7 de outubro, que vitimou israelenses, civis, alguns membros das Forças de Defesa de Israel e residentes estrangeiros. Mulheres, homens, crianças, jovens adultos, alguns deles assistindo a um show de rock.
Lembrem-se dos fatos. Sem aviso prévio, mais de 4.000 terroristas do Hamas invadiram o território, pulando a cerca — que eu não chamaria de muro; parece mais uma cerca — e lançaram um ataque surpresa contra Israel. Eles estavam acompanhados por 200 civis que os seguiram na expectativa de que os terroristas matariam, feririam, torturariam e fariam reféns, e de que os civis poderiam estuprar, mutilar, roubar e levar o saque. E tudo isso aconteceu.
Também nos esquecemos de que havia outros mil terroristas que, em apoio a essa invasão, lançaram 4.300 foguetes contra centros civis. Na verdade, essa seria a primeira salva, que, nos dias seguintes, totalizaria 13.000 foguetes. Lembrem-se: 13.000 foguetes disparados contra centros civis israelenses. Eles atacaram 23 pequenos povoados diferentes. Quase 1.200 pessoas morreram. Fizeram 251 reféns. Penetraram 22 quilômetros dentro do território israelense de 1948.
Então, quais são os fatos sobre por que eles fizeram isso?
Bem, podemos fazer essa pergunta porque não havia um israelense dentro de Gaza desde 2006, por quase 17 ou 18 anos à época do ataque. Israel fornecia a maior parte da água, do combustível e da energia para Gaza, mesmo depois de ter saído e transferido o controle para eles.
Gaza realizou apenas uma eleição, nas palavras do grande estudioso muçulmano Bernard Lewis: “Uma eleição, uma única vez”. Eles assassinaram muitos dos arquitetos da oposição. Atiraram ativistas da Autoridade Palestina de prédios. Eliminaram-nos. Nunca mais realizaram outra eleição. Torturaram ou mataram dissidentes internos. Nesse período em que o Hamas detinha total autonomia sobre Gaza, recebeu entre 45 e 50 bilhões de dólares em ajuda, aproximadamente de 2006 até os dias atuais. Quarenta a 50 bilhões. Isso teria permitido que essa região privilegiada do Mediterrâneo construísse hotéis de luxo, contratasse consultores europeus e do Golfo e, em outras palavras, criasse um Catar, um Omã ou um Dubai.
Eles não queriam fazer isso. Desviaram cerca de 1 a 2 bilhões de dólares e construíram o maior labirinto de túneis do mundo, provavelmente — não metrôs, mas túneis militares —, com cerca de 800 quilômetros. Custou-lhes 6.000 toneladas de cimento e 2.000 toneladas de metal. As entradas e saídas foram colocadas sob escolas, mesquitas e hospitais, forçando os israelenses a atacar essas entradas e saídas e, consequentemente, sofrer danos colaterais.
Lembre-se de mais uma coisa: eles estavam preparados para enviar mais terroristas e mais soldados para o interior de Israel se as Forças de Defesa de Israel não tivessem respondido tardiamente, embora tenham respondido. Responderam e os detiveram. Confiscaram mais de 10.000 armas. De onde vieram essas armas, você pode imaginar, mas a maioria era do Irã ou da China.
Gostaria de deixar vocês com algumas perguntas. Primeiro, teria havido esse clamor por genocídio, esse ódio a Israel? Sempre houve, mas teria havido uma ação americana, todas as medidas contra o Irã, se eles simplesmente não tivessem atacado em 7 de outubro?
E se o Hamas tivesse dito o seguinte: “Temos um acordo de paz com Israel. Vamos criar nossa própria nação aqui. Temos vinte mil trabalhadores em Israel com salários competitivos em todo o mundo. Vamos usar essa receita e a experiência que eles vão adquirir trabalhando com os israelenses para criar uma nação autônoma de sucesso. Vamos mostrar à Autoridade Palestina na Cisjordânia que podemos ser preeminentes no Oriente Médio.”
Eles não fizeram isso.
Queriam massacrar judeus, homens, mulheres e crianças, mutilar, decapitar, estuprar, torturar e fazer reféns
Tenho uma segunda pergunta. O que Israel deveria ter feito depois disso, visto que possuía um poderio militar esmagador capaz de dominar quase qualquer país? Não deveria dizer quase todos os países do Oriente Médio. Com esse enorme poderio militar e esse ataque brutal contra Israel, trata-se, na verdade, de um dos poucos ataques perpetrados em território israelense em 1948.
O que eles deveriam ter feito? Deveriam ter dito à liderança do Hamas, que se regozijava na mídia internacional: “Por favor, entreguem os arquitetos que planejaram isso, as quarenta ou cinquenta pessoas?” Eles entregaram. Disseram: “Gostaríamos também de todos os perpetradores”? Disseram. Disseram: “Gostaríamos que vocês devolvessem todos os 251 reféns”? Disseram. Disseram: “Gostaríamos que vocês parassem de enviar foguetes, especialmente os foguetes, todos eles, destinados a matar nossos próprios civis”? Disseram.
E qual foi a reação do Hamas? Júbilo. Júbilo. Este foi o auge dos subsídios iranianos. Eles estavam recebendo bilhões de dólares de organizações internacionais de ajuda humanitária, e o governo Biden os reembolsou por meio da ONU. Estavam recebendo armas da China. Tinham ajuda e solidariedade do Hezbollah e dos Houthis. Estavam num crescendo de orgulho e arrogância.
O que Israel fez? Esperou três semanas antes de invadir. E qual foi a reação a essa paciência e à exigência de que a situação pudesse ser resolvida pacificamente se todos os perpetradores fossem entregues e os reféns libertados? Foi puro ódio e desprezo.
Eu vi isso quando caminhava pelo campus onde trabalho. Nos dias 8, 9 e 10 de outubro, vi estudantes gritando: “Do rio ao mar”. Eles não estavam protestando contra a entrada de Israel em Gaza. Na verdade, não estavam protestando; estavam comemorando o fato de acreditarem que o dia 7 de outubro seria a entrada, o começo, o ponto de partida de um ataque multifacetado maior, cujo objetivo final era matar o máximo de judeus possível.




0 Comentário(s)
Deixe seu comentário