Líder norte-coreano afirmou que Pyongyang deve lançar duas embarcações por ano nos próximos cinco anos
Compartilhar matériaA Coreia do Norte deve construir, a cada ano, nos próximos cinco anos, dois navios de guerra do mesmo porte que a embarcação "Choe Hyon", de 5 mil toneladas métricas, afirmou o líder Kim Jong-un durante uma cerimônia de comissionamento de um contratorpedeiro nesta terça-feira (23), segundo a agência estatal KCNA.
Kim compareceu à cerimônia realizada no porto de Nampho, na Coreia do Norte, para celebrar a entrada em serviço do novo contratorpedeiro multipropósito "Choe Hyon", informou a KCNA.
O contratorpedeiro concluiu com êxito testes operacionais militares ao longo dos últimos 14 meses, acrescentou a agência.
O país planeja colocar em operação em breve outro contratorpedeiro de 5 mil toneladas, chamado "Kang Kon", juntamente com navios de guerra estratégicos de 10 mil toneladas, disse Kim, conforme o relato.
O "Kang Kon" passou por reparos no ano passado após ter virado parcialmente durante uma cerimônia de lançamento.
A marinha era o elo mais fraco das forças militares norte-coreanas, disse Kim, acrescentando que suas capacidades seriam agora "algo incrível, além da imaginação".
"A construção de uma base naval modernizada surgiu como uma tarefa urgente e essencial", afirmou Kim.
Ele disse que autoridades do Comitê Central do Partido dos Trabalhadores, o partido governista, discutiram planos para construir novas bases navais em uma reunião realizada na segunda-feira.
A mudança mais importante para a marinha seria uma alteração em seu status, papel e escopo de operações, disse Kim, sem fornecer detalhes adicionais.
A nuclearização da marinha está "avançando em seu próprio curso", contribuindo para a dissuasão nuclear do país, afirmou ele.
