Os novos automóveis registados na Europa diminuíram significativamente as emissões de dióxido de carbono em 2025, mostram dados revelados esta quinta-feira ...
Os automóveis elétricos estão a contribuir positivamente para uma Europa mais amiga do ambiente. No ano passado, diminuíram consideravelmente as emissões médias de dióxido de carbono dos novos veículos de passageiros e comerciais ligeiros registados no espaço europeu. São dados provisórios da Agência Europeia do Ambiente (AEA).
A redução, explica a AEA, está ligada ao aumento da quota de veículos registados com emissões zero. Os dados baseiam-se em informações sobre todos os automóveis e carrinhas recém-registados, fornecidas pelos países.
Foram registados 10,8 milhões de automóveis novos na União Europeia (UE), Noruega e Islândia em 2025, um número quase igual ao de 2024.
Em média, estes veículos emitem 96,7 gramas de dióxido de carbono por quilómetro (CO2/km), o que representa menos 10 gramas de CO2/km do que em 2024 (106,7 CO2/Km).
Uma diminuição que se deve sobretudo ao aumento de carros elétricos, que no ano passado chegaram a 18,9 por cento do total, um aumento de 4,5 pontos percentuais em relação a 2024.
Nos automóveis híbridos plug-in a quota foi de 9,7 por cento.
Segundo os dados agora divulgados a quota de veículos totalmente elétricos foi superior na Noruega (96 por cento), Dinamarca (69 por cento) e Islândia (43 por cento).
Em 2025, foram registados 1,2 milhões de novas carrinhas na UE, Noruega e Islândia, o que representa uma queda de nove por cento em relação a 2024.
As emissões médias foram de 172,1 gramas de CO2/km, uma redução de 12,8 gramas de CO2/km em comparação com 2024.
As carrinhas totalmente elétricas representaram 10,3 por cento do total do parque automóvel (contra 6,2 por cento em 2024), e 1,7 por cento das novas carrinhas eram híbridas plug-in. A maior quota de carrinhas totalmente elétricas na frota verificou-se nos Países Baixos (84 por cento), Noruega (46 por cento) e Dinamarca (31 por cento).
O aumento de carros elétricos nas estradas está a ajudar Macau a diminuir as emissões poluentes de carbono, que baixaram em mais de 59 mil toneladas no ano passado. Mas não é o único fator.



