Assisto à Copa de longe, pela TV, pelo melhor dos motivos: o nascimento do meu filho

É jornalista e vive em Londres. Cobriu oito Olimpíadas, duas Copas e Champions. Mestre e professora de jornalismo esportivo na St Mary’s University

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

benefício do assinante

Você tem 7 acessos por dia para dar de presente. Qualquer pessoa que não é assinante poderá ler.

benefício do assinante

Assinantes podem liberar 7 acessos por dia para conteúdos da Folha.

Salvar para ler depois

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

26.jun.2026 às 18h36

Edição Impressa Diminuir fonte

Você chegou no dia de um jogo da seleção brasileira nesta Copa do Mundo. Amigos brincam que não é um "bebê Copa" à toa, com a mãe que tem.

Tenho certeza de que, como seus pais, você vai adorar assistir e praticar esportes. Eu já desconfiava, porque foi em Milão, cobrindo os Jogos Olímpicos de Inverno, que senti você mexer dentro da barriga pela primeira vez. Você adorava o barulho das partidas de hóquei no gelo!

Voltar Compartilhe Ícone Facebook Facebook Ícone Whatsapp Whatsapp Ícone X X Ícone de messenger Messenger Ícone Linkedin Linkedin Ícone de envelope E-mail Ícone de linkCadeado representando um link Copiar link Ícone fechar

Desde que veio ao mundo, já "assistiu" a jogos deste Mundial pela televisão. Quando começar a acompanhar de verdade, vai ver que aqui na Inglaterra as pessoas adoram futebol, mas são pessimistas com a seleção masculina. Já nós, brasileiros, sempre achamos que vamos vencer. É que o único título mundial deles foi 60 anos antes de você nascer... De qualquer forma, já ganhou de presente um uniforme da Inglaterra e outro do Brasil. Ah, e um do Vasco, time do papai.

Em breve, você vai começar a fazer esportes e perceber que é bom não só para crescer forte e saudável, mas uma forma de ter muitos amigos. Aqui, além de futebol, eles também são fãs de rúgbi. E acho que você vai achar engraçado como os ingleses levam a sério algo que no Brasil a gente só joga de brincadeira —como sinuca e dardos. Tem até campeonato mundial!

Aliás, as visitas ao Brasil terão gosto de férias, e você vai ver que privilégio é estar em um lugar tão ensolarado. Aqui as praias não são, nem de longe, tão lindas como lá, onde dá para jogar vôlei, futebol, surfar, correr. Você nasceu durante uma onda de calor em Londres, mas, como parte dos dias é nublada e fria, vai sentir saudades do mar, do picolé de uva, do biscoito Globo. Lá também tem feijão, frutas doces, beijos e abraços. Aqui na Inglaterra o pessoal é mais formal...

Mas em um lugar para ser aproveitado ao ar livre, você vai precisar ter mais cuidado. No Brasil, tem criança que só sai de casa de carro, com os vidros fechados, e vive em prédio com grades. Aqui em Londres, elas, ainda pequenas, aprendem a andar de patinete e vão assim para a escola, acompanhadas de longe pelos pais. Têm liberdade e aprendem a ser independentes. E quando você for a um estádio de futebol, vai poder ir e voltar de transporte público com segurança. Para ver futebol masculino e feminino, claro. As jogadoras inglesas são feras, as pessoas as respeitam e torcem por elas.

Só que essa balança da distância tem um lado duro. Em breve, vai perceber que seu coração vai ficar para sempre dividido. Apesar de ter nascido na Inglaterra, você também é brasileiro. Espero muito que consiga aproveitar o melhor dos dois mundos e achar suas raízes e a tal sensação de pertencimento, tão fundamental, onde você escolher.

E por falar em Jogos Olímpicos e Copa do Mundo, a mamãe às vezes vai precisar ficar ausente, quem sabe até em alguns dos seus aniversários, quando os eventos esportivos forem longe de casa. Não é por mal. Um dia você vai compreender que é porque ela ama o que faz e tenho certeza de que vai ficar orgulhoso.

Mas ainda não é a hora. Por enquanto, entre noites insones, dias intensos e muito aprendizado nesses seus primeiros dias de vida, seguimos vendo a Copa pela televisão. E não há nenhum outro lugar do mundo onde eu preferia estar.