A publicação recebeu mensagens de apoio de famosos como Xuxa, Deborah Secco, Gominho, Juno Andrade e Lívia Andrade
Rodrigo Branco, 42, voltou a se pronunciar sobre o episódio de racismo pelo qual foi condenado e publicou um novo vídeo de pedido de desculpas nas redes. A publicação recebeu mensagens de apoio de famosos como Xuxa, Deborah Secco, Gominho, Juno Andrade e Lívia Andrade.
No vídeo, o empresário afirmou que espera que o caso sirva de exemplo no combate ao racismo e relembrou que foi condenado por danos morais após declarações racistas feitas durante uma live em 2020. Ele disse que optou por não recorrer da decisão judicial e informou que pagou R$ 76.061,07, valor determinado pela Justiça.
"Eu quero, primeiro de tudo, que esse episódio sirva de exemplo na luta contra o racismo", declarou. Rodrigo também afirmou que "assumir a responsabilidade é parte do aprendizado" e destacou que passou os últimos seis anos refletindo sobre o ocorrido e buscando mudanças em sua postura.
O empresário reconheceu que nem todos acreditarão em seu arrependimento, mas disse que nunca tentou esconder o episódio e que pretende continuar falando sobre o assunto sempre que considerar necessário. Segundo ele, amigos próximos o confrontaram e contribuíram para seu processo de transformação.
Ao final da gravação, Rodrigo pediu desculpas nominalmente a pessoas que foram atingidas pelas declarações, entre elas Thelma de Assis, Maju Coutinho e sua amiga Ju de Paulla. Ele também reforçou o compromisso de seguir aprendendo e evoluindo.
Nos comentários da publicação, diversos famosos manifestaram apoio. Deborah Secco escreveu: "Pessoas não são descartáveis. A gente erra, aprende, se responsabiliza pelos nossos erros e faz diferente. Te amo e amo acompanhar sua evolução".
Xuxa também deixou uma mensagem ao influenciador. "Ro, achei de muita coragem e valia o que você fez. Errei muito e estamos aqui aprender e tentar errar menos. É que essa pauta dói muito e nós, brancos, nunca vamos entender essa dor. Espero de coração que eu, você e o planeta mude. Não dá mais pra errar nesse assunto. Beijos no seu coração".
O episódio que motivou a condenação ocorreu durante uma transmissão ao vivo realizada em 2020, quando Rodrigo Branco, em live com Ju de Paulla, comentou a participação da médica Thelma Assis no Big Brother Brasil. Na ocasião, ele afirmou que a torcida pela campeã do reality existia "porque ela é negra" e chegou a declarar que "torcer para Thelma é racismo". Na mesma live, também citou a trajetória da jornalista Maju Coutinho para defender que mulheres negras conquistariam espaço profissional em razão da cor da pele.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.


