Marca é a maior do ano para o horário, segundo estatísticas da CET

benefício do assinante

Você tem 7 acessos por dia para dar de presente. Qualquer pessoa que não é assinante poderá ler.

benefício do assinante

Assinantes podem liberar 7 acessos por dia para conteúdos da Folha.

Salvar para ler depois

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

24.jun.2026 às 17h11 Atualizado: 24.jun.2026 às 19h51

Fábio Pescarini Francisco Lima Neto

O paulistano que não foi dispensado do trabalho ou conseguiu sair mais cedo por causa do jogo da seleção brasileira nesta quarta-feira (24) sofreu no caminho de volta para casa.

De acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), às 18h, a lentidão na cidade de São Paulo chegou a 1.690 km.

A marca é a maior desde março de 2023, quando a companhia, em parceria com o aplicativo Waze, passou a calcular o trânsito em 20 mil km de ruas e avenidas da capital.

Até então, o recorde desde a mudança era de 9 de agosto de 2024, às 19h, com 1.510 km de vias congestionadas.

O maior registro na história foi em 5 de setembro de 2019, uma quinta-feira, antes da pandemia que esvaziaria as ruas. Às 18h30 daquele dia, houve 1.902 km de lentidão. Entretanto, a medição era outra.

A maior marca de 2026 foi registrada às 18h do dia 15 de maio, uma sexta-feira, com 1.348 km de lentidão.

O engarrafamento foi escalonando nesta quarta-feira. Às 16h30, fora do horário de pico, já havia 1.171 km de vias congestionadas. O número subiu para 1.552 km uma hora depois. Começou a cair às 18h30, (1.304 km).

Às 17h30, a marginal Tietê era a via mais congestionada. Na zona oeste, a lentidão na pista expressa chegava a 30,7 km. A marginal Pinheiros registrava 26,6 km.

Na avenida 23 de Maio, que liga o centro à zona sul da cidade, o trânsito era de 11,8 km, principalmente no sentido bairro neste mesmo horário.

Mesmo com a melhora, muita gente não viu o atacante Vinícius Júnior fazer 1 a 0 para o Brasil, logo aos 6 minutos de partida. Às 19h, quando o confronto contra a Escócia começou, ainda havia 890 km de lentidão.

A chuva intermitente desde as primeiras horas do dia e o fato de as pessoas terem sido liberadas mais cedo do trabalho são apontados como causas na piora no trânsito.

O rodízio para veículos com placas final 5 e 6 foi liberado na tarde desta quarta, exatamente para facilitar a volta do torcedor para casa antes do jogo. O que também pode ter colocado mais carros nas ruas.

Normalmente, o rodízio restringe a circulação no anel viário da cidade nos períodos da manhã, das 7h às 10h, e da tarde, das 17h às 20h.