No Ponto de Vista, Rodrigo Prando aponta calendário eleitoral e articulação no Congresso como obstáculos para uma comissão de inquérito avançar

Priorize VEJA no Google

A criação de uma CPI para investigar suspeitas de tráfico de influência envolvendo Lulinha enfrenta obstáculos políticos no Congresso, sendo classificada como “muito pouco provável” por especialistas. A análise destaca o calendário eleitoral e a falta de disposição dos presidentes da Câmara e do Senado como fatores determinantes.

Este resumo foi útil?

Resumo gerado por ferramenta de IA treinada pela redação da Editora Abril.

As primeiras movimentações da oposição para criar uma comissão parlamentar de inquérito destinada a apurar as suspeitas de tráfico de influência envolvendo Lulinha enfrentam obstáculos políticos para avançar no Congresso. Em entrevista ao Ponto de Vista, de VEJA+TV, apresentado por Laísa Dall’Agnol, o cientista político Rodrigo Prando classificou como “muito pouco provável”, naquele momento, a instalação de uma CPI sobre o caso (este texto é um resumo do vídeo acima).

Durante o programa, Laísa relatou que o senador Carlos Viana havia defendido a abertura de uma CPI, enquanto Mário Frias propôs uma comissão mista, formada por deputados e senadores. A apresentadora observou, porém, que a reação da oposição ainda era restrita e relatou ter ouvido de um deputado do PL que parlamentares estavam concentrados nas próprias disputas eleitorais.

Para Prando, esse é um dos principais fatores que dificultam uma mobilização mais ampla. “Nós estamos já no Brasil no modo eleição”, afirmou. Com as campanhas para diferentes cargos entrando no centro das atenções, o cientista político avalia que os interesses eleitorais passam a disputar espaço com uma eventual ofensiva parlamentar sobre o caso.

Prando destacou que a mobilização de parlamentares não é o único componente necessário para uma comissão prosperar. Segundo sua análise, o avanço de uma CPI ou CPMI também passa pelas decisões políticas tomadas no comando do Congresso.

Ao citar Hugo Motta e Davi Alcolumbre, Prando argumentou que ambos também precisam considerar seus interesses políticos, eleitorais e regionais. Nesse cenário, ele não identifica disposição, naquele momento, para uma disputa que possa ampliar o confronto com o governo.

“Eu não vejo predisposição política, tempo hábil o suficiente e vontade dos dois presidentes do Senado e da Câmara de levar à frente uma comissão parlamentar de inquérito para investigar tráfico de influência do Lulinha”, afirmou.

O cientista político deixou aberta, contudo, a possibilidade de mudança caso surjam novos desdobramentos. Para isso, segundo ele, seria necessário que “algo muito grave, extraordinário” acontecesse e que o caso ganhasse uma dimensão ainda maior.

Na avaliação de Prando, sim. O cientista político relacionou a reação ainda limitada ao fato de deputados e senadores já estarem voltados para suas próprias campanhas.

A própria Laísa destacou essa dinâmica ao relatar que, apesar do interesse político da oposição em explorar o caso, integrantes do grupo estão concentrados nas respectivas eleições. Prando concordou com a leitura e afirmou que o país já entrou efetivamente no ambiente da disputa pelo poder nas urnas.

Essa combinação entre interesses eleitorais e falta de tempo ajuda a explicar por que os pedidos iniciais de investigação parlamentar não significam, necessariamente, que uma CPI conseguirá sair do papel.

Na parte final da entrevista, Laísa questionou especificamente a posição de Alcolumbre, lembrando que ele já havia demonstrado resistência anteriormente à instalação de uma comissão voltada ao caso.

Prando avaliou que o cenário atual tornaria uma mudança de posição ainda menos provável. Segundo ele, a relação entre Alcolumbre e Lula havia passado anteriormente por um período de forte tensão, mas posteriormente registrou uma reaproximação.

Para o cientista político, essa mudança pesa na avaliação sobre o futuro de uma eventual CPI. “Se antes ele já havia dito que não tinha intenção de levar à frente uma CPI, neste caso agora eu vejo como muito pouco provável”, afirmou.

Prando fez questão, contudo, de evitar uma conclusão definitiva. “Quero enfatizar: muito pouco provável. Não é impossível”, disse.

VEJA+IA: Este texto resume um trecho do programa audiovisual Ponto de Vista (confira o vídeo acima). Conteúdo produzido com auxílio de inteligência artificial e supervisão humana.