As faturas de energia elétrica em agosto no Brasil deverão contar com um alívio no valor de R$ 767,2 milhões relacionado ao "bônus de Itaipu", segundo a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) hoje.Pelos cálculos da Aneel, unidades com c
As faturas de energia elétrica em agosto no Brasil deverão contar com um alívio no valor de R$ 767,2 milhões relacionado ao "bônus de Itaipu", segundo a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) hoje.
Pelos cálculos da Aneel, unidades com consumo médio mensal de 116 kWh — valor próximo ao da média dos beneficiários — receberiam um crédito aproximado de R$ 9,16.
O bônus de Itaipu é um valor distribuído a milhões de consumidores residenciais e rurais todo ano após apuração do saldo registrado na conta de comercialização da energia da usina hidrelétrica binacional no ano anterior.
O resultado da conta de Itaipu referente ao exercício de 2025 atingiu R$ 1,29 bilhão. Para a distribuição do crédito aos consumidores, R$ 524,4 milhões foram deduzidos do montante total para a constituição de reserva técnica financeira para 2026, mecanismo criado para mitigar impactos associados a variações de fluxo de caixa e da tarifa da usina.
A homologação dos valores está prevista para ocorrer na reunião de diretoria da Aneel da próxima terça-feira, conforme a pauta divulgada hoje. A agência não indicou imediatamente qual seria o impacto na conta de luz.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.


