O governo federal tem uma estimativa de gasto entre R$ 500 milhões e R$ 1 bilhão com a Copa feminina de 2027. Esse valor pode ser menor porque o orçamento ainda está em construção.A informação é do ministro do Esporte, Paulo Henrique Cordeiro, em event

O governo federal tem uma estimativa de gasto entre R$ 500 milhões e R$ 1 bilhão com a Copa feminina de 2027. Esse valor pode ser menor porque o orçamento ainda está em construção.

A informação é do ministro do Esporte, Paulo Henrique Cordeiro, em evento em Miami que marcou um ano para o início do Mundial.

Segundo Cordeiro, o valor será gasto com operação da Copa e com infraestrutra de legado para desenvolvimento do futebol feminino.

"O orçamento que o governo brasileiro está planejando para que nós possamos efetivamente aportar na Copa do Mundo, com toda estrutura de segurança e mobilidade, e outros elementos infraestrutra, vai se entre R$ 500 milhões e R$ 1 bilhão", disse o ministro.

Em comparação, para a Copa do Mundo de 2014, o Brasil gastou em torno de R$ 30 bilhões em dinheiro público, entre governo federal e estadual. Mas houve largos investimentos em infraestrutura de transporte e mobilidade, e na construção dos estádios.

O ministro Cordeiro ressaltou que a existência dessas arenas reduziram o investimento geral na Copa feminina.

Segundo ele, em relação à infraestrutura, o valor do governo federal será para construção de CTs para o futebol feminino.

"Tem alguns elementos de infraestrutura de alguns centros para formação de jogadoras de futebol. Além do legado sócio-cultural. Onde amos trabalhar para igualar futebol masculino e feminino. Centro de treinamentos como espaço de referência", contou.

São oito estádios na Copa do Mundo. O investimento em estruturas provisórias não será federal. Há acertos diferentes em cada estádio para bancar esse tipo de arranjo.

Além do governo federal, a Fifa vai investir US$ 800 milhões (R$ 4,173) na operação do Mundial. Ou seja, neste caso, a Fifa vai gastar mais do que o governo federal na competição.

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.